Imagem capa - Saiba quais são os princípios básicos da Fotografia por Edgar Raphael
Dicas para Fotógrafos

Saiba quais são os princípios básicos da Fotografia

ESTÁ A COMEÇAR NA FOTOGRAFIA ? 

Alguns dos princípios básicos da fotografia são: O DIAFRAGMA, OBTURADOR E ISO.


São os três elementos básicos da fotometria de uma câmara. É através destes princípios que conseguimos controlar a quantidade de luz na foto, ou a sua exposição.

Saber o que cada um faz, determina a qualidade das suas fotos. O diafragma é o diâmetro da abertura das lentes. Define a quantidade de luz que entrará no sensor na câmara. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva.

A abertura do diafragma tem uma nomenclatura própria, chamada de F/STOP. Quanto maior for o número, menor será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva e vice – versa.




O obturador determina o tempo de exposição do sensor à luz.
É uma pequena “janela” dentro da câmera, que abre no momento do disparo para capturar a luz que passa pela lente. O tempo que o obturador está aberto chama-se de tempo de exposição ou velocidade de obturação.
A medida da velocidade do obturador é dada em frações de segundos como 1, ½, ¼, 1/250, etc…
Quanto maior for o numero do obturador na câmara, mais rápido será o tempo de abertura, ou seja, menos luz ira entrar. Os valores elevados são normalmente usados para corridas ou situações de grande movimento, pois permite captar a imagem sem desfocar.
Os valores mais baixos são utilizados para situações estáticas ou noturnas que exijam desfoques propositados.




O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. O ISO também tem um valor associado, que vai dos 100 até valores bastante elevados.
Quanto menor o número, menor a sensibilidade do sensor à luz, o que significa que o grão é mais fino, logo deixa “entrar menos luz”. Portanto, quanto menor a iluminação maior deverá ser o valor do ISO. A mesma lógica se aplica em casos inversos. Quanto maior for a iluminação,
menor deve ser o valor do ISO.
Quando selecionar um valor para o ISO deve questionar se o objeto está bem iluminado, se quer uma fotografia com mais ou menos grão e se o objeto está em movimento ou não.