18/06/2019 às 18:57

Conhece as regras básicas de Composição

1000
2min de leitura

Sabes quais são as regras de composição? Com a quantidade de informação sobre fotografia disponível na internet por vezes pode haver contraditória e até confusa.

Quando ainda estás a aprender, começa por ler alguns artigos sobre composição. Antes de quebrar as regras tens de dominá-las.

ARegra dos Terços é um dos maiores auxílios que um fotógrafo pode ter, principalmente no começo, quando procura uma linguagem própria.

A regra dos terços consiste numa regra de leitura da imagem. Ao observares a imagem no visor, divide-a em 3 terços verticais, traçando duas linhas horizontais e 2 linhas verticais.

Os 4 pontos de interceção são os chamados pontos de interesse.

Os motivos de maior impacto visual deverão ser colocados nos respetivos pontos de interesse.

A utilização desta regra clássica, explica-se pela forma como o nosso cérebro lê as imagens.

Lemos e escrevemos da esquerda para a direita e assim, temos a tendência de ler uma imagem neste sentido horizontal.

Outra regra importante é a Regra do Triângulo Dourado.

A Regra do Triângulo Dourado foi criada pelos Gregos, e é muito usada em fotografias de Retrato e Paisagem, onde as linhas diagonais prevalecem.O Triângulo Dourado consiste em traçar uma linha diagonal de uma extremidade à outra do enquadramento e, com uma segunda linha, encontrar o ponto de interesse da imagem.A linha diagonal representa o dinamismo da imagem e, ao encontrar-se com a segunda linha, forma o ponto de interesse da imagem.

A Regra do Enquadramento Centrado consiste em colocar no centro da imagem o assunto ou motivo de destaque da fotografia.

É um enquadramento simétrico que reforça o valor do "sujeito", sem se preocupar tanto com a composição...É uma regra que fica ao gosto do fotógrafo e funciona bem, especialmente quando estamos a fotografar pessoas ou animais que estejam a olhar de frente, ou lugares cuja arquitetura seja bastante simétrica.

Com estas três simples regras, conseguirás uma composição harmoniosa que agrada o olhar.

Agora que conheces estas regras,  vais quebrá-las?

O teu comentário é importante!

18 Jun 2019

Conhece as regras básicas de Composição

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp