Imagem capa - Dás prioridade aos teus sonhos? Muda o teu ‘Mindset’! por Edgar Raphael
MarketingMotivacionalDicas para FotógrafosMarketing para Fotógrafos

Dás prioridade aos teus sonhos? Muda o teu ‘Mindset’!


Acreditas que vale a pena lutar pelos teus sonhos? Vale a pena. Acredita.

Mas lutar pelos nossos sonhos requer sacrifícios, empenho, estudo e resiliência.

O poder de fazer escolhas é teu, por isso tens de definir quais as tuas prioridades, no momento, para aquilo que queres alcançar a médio ou a longo prazo. Pela minha experiência pessoal, acredita que é assim.


O que ambicionas consegues, com inteligência, perseverança, trabalho e foco.

E isto vale para ti, para as tuas ambições pessoais, ou para o que ambicionas para a tua empresa/negócio.

Lembras-te que falei em trabalho? Pois é, nas minhas palestras motivacionais abordo esta questão muitas vezes e chamo a atenção para o seguinte: estar ocupado não é o mesmo que estar a produzir.



Inteligência é estudo



Se estiveres a produzir vais obter resultados e são os resultados que te levarão ao sucesso.

Achas complicado? Não é. Mas é uma questão de inteligência. Sim, leste bem, de inteligência.

Mas inteligência é esforço, é estudo. Não se tem inteligência por osmose.

Então de que é que precisas? De mindset. Sabes o que é? Mindset é disposição de espírito para aprender, é ter prazer em estudar o que parece complicado, é ver em cada desafio algo estimulante e não uma tragédia.


Mindset é abrir a cabeça, como diz Carol Doweck no seu livro ‘Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso’, e é isso que torna as pessoas inteligentes.

Para a psicóloga e catedrática norte-americana, existem dois tipos de atitudes mentais - a fixa e a progressiva - e só uma delas leva ao sucesso.

Especialista em sucesso e motivação, Carol, após décadas de investigação, desenvolveu a ideia de que o poder e influência do nosso mindset, ou seja a atitude mental com que abordamos a vida, influencia de forma decisiva, a êxito pessoal e profissional.

Para Carol Dweck, o mindset não é apenas um traço da nossa personalidade, mas sim a explicação de como nos tornamos otimistas ou pessimistas. E é esta característica que depois define os nossos objetivos, a nossa abordagem na família, nas relações sociais e no trabalho.



Persistência a toda a prova



Este é, também, o foco das minhas palestras motivacionais: o mindset é um fator decisivo para que qualquer pessoa consiga cumprir todo o seu potencial.

Portanto, é fácil de concluir que as pessoas que têm uma atitude mental fixa acreditam que as suas capacidades e talento já estão definidos e não se alteram ao longo da sua vida. Enquanto os que têm uma atitude mental progressiva acreditam que o talento pode ser desenvolvido, com persistência.

Estes são os que têm a oportunidade de atingir o sucesso.

Mas todos temos a oportunidade de sair daquela zona de conforto – ‘fixa’ – e de lutar pelos nossos ideais, concentrando-nos no que realmente queremos, com foco, com resiliência, aprendendo com prazer.



Qual o teu mindset?

O teu comentário é muito importante!