Gostas de tirar fotografias? És um leitor compulsivo de obras sobre os melhores autores da fotografia? Então já deves ter ouvido aquela questão desconcertante: Preferes uma boa foto ou uma foto bonita? Acredita, é a típica pergunta de muitos, mas não te desconcentres. Na verdade, uma boa foto conta uma história, enquanto uma foto bonita é apenas isso. Ou será que pode ser mais?
Na minha ótica, e pela minha experiência, ambas são válidas, porque nem sempre os artistas fotográficos querem contar uma história com as suas imagens, por vezes, querem apenas isto: captar uma bonita fotografia.
E pensa, por vezes são precisas fotos bonitas. É o caso de muitos cantores, por exemplo, que precisam apenas daquela foto bonita. E essa pode ser a imagem certa para a capa do seu álbum.
Pelo meu estúdio já passaram muitos artistas que procuravam apenas isso. Podia dar-te inúmeros exemplos, mas desta vez partilho o caso de Bárbara Bandeira. A cantora foi ao meu estúdio com esse propósito: tirar boas (e bonitas) fotos para a capa do seu álbum ‘Cartas’.
Se tiveres curiosidade, assiste a este making of e inspira-te.
A imagem impactante
De volta ao tema: É curioso que, se entrarmos numa galeria para ver uma exposição de fotografia – desde que não seja o World Press Photo -, e estivermos atentos às conversas dos visitantes, veremos que a maioria apenas se interessa pela paleta de cores.
É tão legítimo procurarmos belas imagens numa mostra, como imagens impressionantes que contem uma história ou que sejam uma representação artística.
Alguns autores defendem que as cores são o “açúcar da fotografia”. O que faz todo o sentido se pensarmos na teoria das cores. (Não é por acaso que o estudo das cores é essencial para as marcas.)
E este doce é uma coisa boa, aconchegante, suave, agradável. Fácil de entender. Mas depois queremos mais.
Podemos continuar a conceptualizar sobre uma boa fotografia ou uma fotografia boa, mas a verdade é que para alguns autores de referência da área, uma boa foto não pode ser apenas uma ‘coisa’ boa.
Uma ‘coisa’ realmente boa, entenda-se uma boa fotografia, tem de ter mais substância, tem de ser impactante, tem de nos arrebatar.
Elementos de tensão
O pintor e fotógrafo francês Cartier-Bresson, considerado o pai da fotografia moderna, não gostava da cor, dizia que não tinha "a força e a abstração" do preto e branco.
E, curiosamente, influenciou uma geração de fotógrafos que seguiram os ensinamentos do mestre, dando primazia à cor.
Também verdade é que, seja a cores ou a preto e branco, se uma fotografia nos prende a atenção por mais de 10 segundos é porque nos transmitiu uma mensagem.
Para uma imagem nos contar uma história tem de haver elementos de tensão, que estimulam a imaginação e a curiosidade de saber o que se passou.
Porque são as histórias que estimulam a imaginação.
Qual é a tua história?
Conta-a aqui nos comentários. É importante a tua partilha!