09/03/2022 às 12:42 Formação Marketing

Introdução ao pixel do Facebook

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3min de leitura

O que é o Pixel do Facebook e para que serve? O Pixel é um recurso que permite que dados de rastreamento sejam gerados num site, blog ou landing page.

O objetivo do pixel é integrar a experiência de consumo de conteúdo e compra dos seus visitantes com a rede social. Ou seja, é perceber a experiência do utilizador na internet para tirar proveito disso.

Esta funcionalidade é utilizada para mensurar o desempenho de campanhas de marketing e para integrar a experiência de compra dos sites com a rede social. A sua utilização prende-se, ainda, com a análise do comportamento dos consumidores para mensurar ou integrar campanhas publicitárias.

O processo, no fundo, é simples. O que o Pixel faz é informar quando alguém aciona um botão, um Call To Action. Sendo uma ferramenta de métricas, informa sobre a ação de conversão. Os pixéis trabalham conjuntamente com os Cookies e funcionam para que numa próxima visita a experiência do utilizador seja otimizada. Ou seja, permite diferenciar os diversos utilizadores e visitantes de um site e, posteriormente, otimizar e personalizar anúncios com base nos dados gerados.

Otimizar campanhas

Uma vez que o Pixel esteja instalado, quando um visitante aceder ao seu site, as suas informações são registadas. Assim, os cookies vão ter acesso a informações geradas a partir do site, e o conteúdo exibido na página ou na rede social será ajustado automaticamente e de acordo com o comportamento e preferências desse utilizador. 

Assim, sempre que um utilizador executa uma ação no site, um evento é criado. Esse evento serve para avaliar a eficácia do anúncio, para definir um público personalizado para direcionar ofertas, para otimizar campanhas de anúncios e até para avaliar o desempenho de funis de vendas. As ações que se traduzem em eventos que podem ser acionados no site são as seguintes:

  • Visualização de conteúdo, de posts, de Landing Pages e páginas de produtos;
  • Pesquisa – Permite monitorizar pesquisas conduzidas no site;
  •  Adicionar ao carrinho – Pode ser usada para detetar possíveis prospects (utilizadores que demonstraram clara intenção de comprar um determinado produto);
  • Acrescentar à lista de desejos – Utilizado para identificar interesses do público;
  • Dar início ao check-out -Assinala o momento em que as pessoas iniciam o processo de finalizar a compra;
  • Adicionar informações de pagamento – Esta ação informa que o utilizador poderá estar fortemente interessado em comprar;
  • Efetuar compra – Monitoriza o número de compras realizadas no teu site;
  • Lead- Informa quando alguém se torna lead, ou seja, um potencial cliente;
  • Registo completo – Notifica quando o utilizador preenche um formulário de registo.

Vamos, então, perceber como instalar o Pixel. Para o fazer comece por aceder ao gerenciador de anúncios- Facebook.com/ads/manager- e procure na lupa de pesquisa 'Pixel'. Depois é só clicar em 'Criar um pixel', num botão que vai estar a verde. Preencha o que for pedido com as informações necessárias. Quando chegar a altura, escolha a 2º opção referente a 'adicionar manualmente o código do pixel do site'. Depois, copie o texto em forma de código que será apresentado. Para melhor explicar como se procede a instalação do Pixel, usarei o WordPress, pois é uma plataforma de referência e a preferência de muitos.  

Configuração

Aceda ao WordPress e vá a 'plugins' Depois, pesquise por Insert Headers and Footers na barra de pesquisa que lhe vai ser sugerida. Clique em 'instalar agora' e, depois, em 'ativar'. Logo de seguida, vai aparecer uma mensagem de agradecimento. Nessa mensagem, carrega em 'click here' para configurar. Por fim, tem de procurar por uma opção designada por 'Scripts in Header' e é aí que vai colar o código que tinha copiado do Facebook e, de seguida, guardar o processo. Feito!

Voltemos agora ao Facebook, onde tínhamos ficado. É aí que vamos criar o nosso primeiro evento. Na página onde tinha ficado, carregue agora em 'continuar' e depois em 'usar a ferramenta de configuração de eventos no Facebook'. Será redirecionado para o site. Uma vez no site clique em 'começar' e, seguidamente, em 'rastrear uma URL'. Escolha um evento e carregue em 'Finish Setup'. Pronto! Não precisa de fazer mais nada!

Faça do Pixel uma ferramenta da sua estratégia de marketing e aproveite todas as suas vantagens!

Se tiver interesse em matérias como esta, leia o próximo artigo sobre O Jogo mudou: Facebook Ads.

09 Mar 2022

Introdução ao pixel do Facebook

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