18/06/2019 às 15:18

Sabes quais são os princípios básicos da Fotografia?

2020
2min de leitura

Estás a começar na fotografia?  Então tens de conhecer alguns dos princípios básicos, e  são eles: DIAFRAGMA, OBTURADOR E ISO. Estes são, também, os três elementos básicos da fotometria de uma câmara. É através destes princípios que conseguimos controlar a quantidade de luz na foto, ou a sua exposição.

Saber o que cada um faz, determina a qualidade das tuas fotos. O diafragma é o diâmetro da abertura das lentes. Define a quantidade de luz que entrará no sensor na câmara. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva.

A abertura do diafragma tem uma nomenclatura própria, chamada de F/STOP. Quanto maior for o número, menor será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva e vice–versa.

Exposição ou velocidade

O obturador determina o tempo de exposição do sensor à luz.É uma pequena "janela” dentro da câmara, que abre no momento do disparo para capturar a luz que passa pela lente. 

O tempo que o obturador está aberto chama-se de tempo de exposição ou velocidade de obturação.

A medida da velocidade do obturador é dada em frações de segundos como 1, ½, ¼, 1/250, etc…

Quanto maior for o número do obturador na câmara, mais rápido será o tempo de abertura, ou seja, menos luz irá entrar. 

Os valores elevados são, normalmente, usados para corridas ou situações de grande movimento, pois permite captar a imagem sem desfocar.

Os valores mais baixos são utilizados para situações estáticas ou noturnas que exijam desfoques propositados.

Objeto bem iluminado

O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. O ISO também tem um valor associado, que vai dos 100 até valores bastante elevados.

Quanto menor o número, menor a sensibilidade do sensor à luz, o que significa que o grão é mais fino, logo deixa “entrar menos luz”. Portanto, quanto menor a iluminação maior deverá ser o valor do ISO. A mesma lógica se aplica em casos inversos. Quanto maior for a iluminação, menor deve ser o valor do ISO.

Quando selecionares um valor para o ISO deves questionar se o objeto está bem iluminado, se queres uma fotografia com mais ou menos grão e se o objeto está em movimento ou não.

Qual a tua opinião sobre estas informações?

O teu comentário é importante!

18 Jun 2019

Sabes quais são os princípios básicos da Fotografia?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp