04/03/2022 às 19:06 Marketing

Qual é a história da sua empresa? Qual o diferencial?

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3min de leitura

Não está a comunicar com o seu cliente? Conte a história da sua empresa. Humanize a sua marca. Qual o seu diferencial. O modo como o consumidor compra mudou. Adapte-se!

Não há grandes segredos. Se formos à origem da construção das sociedades, percebemos o que a História nos diz e que foram as trocas comerciais que desenvolveram e contribuíram para o crescimento das sociedades. Mas o conceito da ‘troca’ comercial continua muito atual.

As empresas que hoje colocam os seus produtos à venda e não interagem, que não oferecem um diferencial face à concorrência, que não oferecem algo em troca, podem ficar pelo caminho.

Os tempos são de mudança. E as mudanças são constantes, com a economia cada vez mais volátil e dependente de uma pandemia que não dará tréguas tão depressa.

No processo de construção de credibilidade da marca, há que transmitir visão, valores e objetivos para uma comunicação eficaz. Mas há que dar prova desses valores, dessa diferenciação. Não seguir esta tendência pode até ser vista como um ‘virar costas ao cliente’.

Há muitos bons exemplos, nacionais e internacionais. São fórmulas que funcionam, que devem ser replicadas e que todos os dias surgem e estão diante dos nossos olhos.

Uma boa história vende

Olhemos para alguns exemplos: se uma empresa de microcrédito promete que vai acabar com o endividamento dos seus clientes, tem de o fazer de facto. Uma promessa não cumprida é um risco desnecessário e que compromete a credibilidade da marca.

Assim, e neste caso, de facto a empresa pode fazê-lo. Como? Informando o seu cliente. Oferecendo-lhe informação financeira gratuita e depois sim, os seus serviços/produto que vão levar ao alívio da dívida.

Exemplos não faltam. Nem histórias. E uma boa história é, na maioria das vezes, mais ‘vendável’ que um produto. Poucos resistem a uma história. 

Numa altura em que as empresas estão a tentar destacar-se, esquecem-se de usar as redes sociais e todos os meios de divulgação a seu favor. Contar as origens da empresa, falar dos valores e dos objetivos é muito impactante e aproxima o consumidor da marca, da empresa.

As malas de resíduos

A marca de acessórios de moda suíça Freitag é a prova de como uma boa história impacta, atrai o consumidor e é sinónimo de sucesso. A empresa foi criada por uma dupla que desenha acessórios de moda com lonas impermeáveis e resíduos. Resíduos estes que têm de ter mais de três anos e que são de diversas proveniências, desde tubos de bicicletas até cintos de segurança de veículos automóveis, entre outros.

A marca é um sucesso e muito popular entre os millennials, pelo seu conceito. Com a inovação sempre em mente, a dupla aumentou a fasquia com uma plataforma de compras gratuita. É uma espécie de sistema de troca de correspondência entre fãs da marca, através da qual podem trocar malas entre si, prolongando o tempo de vida útil desse acessório. Este conceito nasceu vencedor, uma vez que toca num ponto muito sensível: promove a redução de resíduos, apela à reciclagem.

Sustentabilidade e proteção do Planeta são sempre temas atuais e que atraem cada vez mais consumidores. E mais consumidores jovens.

O consumidor está mais exigente e não se trata só de exigir produtos sustentáveis, ele quer também algo diferenciador num mercado global onde a oferta é um oceano.

O diferencial do negócio dos irmãos, que nasceu nos anos 90, levou a marca para fora da Suíça.

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04 Mar 2022

Qual é a história da sua empresa? Qual o diferencial?

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