Imagem capa - Está com a tua Máquina Fotográfica sempre que possível por Edgar Raphael
Dicas para Fotógrafos

Está com a tua Máquina Fotográfica sempre que possível


As fotos por vezes acontecem quando menos esperamos. Se tiveres o teu equipamento sempre contigo, talvez consigas tirar partido de algumas oportunidades inesperadas. Podes, também, utilizar a câmara do telemóvel para tirar notas de várias ‘cenas’ e depois voltar ao lugar e fotografar com a tua máquina.


Mas, em caso de dúvida, leva sempre a câmara.


Não te limites a levar a câmara apenas quando viajas para fora do País ou do teu concelho. E não te esqueças que a tua casa também é um lugar a explorar.


Treina o olho e pratica. Fotografa os teus animais de estimação, os teus filhos, pais ou amigos.


Tenta fotografar todos os dias, nem que seja só uma fotografia por dia. É a melhor maneira para treinar, tanto a técnica, como o teu olhar.


Se não conseguires todos os dias, pratica regularmente. Porque se passares muito tempo sem fotografar, corres o risco de esquecer as diferentes  técnicas que aprendeste e as diferentes funcionalidades da tua câmara.


Solta a tua criatividade


Passeia pela tua rua. Vai até o parque da cidade. Tenta olhar para esses lugares como se nunca tivesses passado ali. As coisas simples, normalmente, rendem excelentes fotos, daí ser importante andar sempre com a câmara.


Se estivermos com a nossa máquina fotográfica, é quase instintivo pararmos e olharmos para o que nos rodeia de uma forma diferente. Experimenta.


Além de ajudar a memorizar as técnicas aprendidas, ajuda a ter um olhar fotográfico. Verás que te irás inspirar com coisas simples e irás olhar para o que te envolve com o tal ‘olhar de fotógrafo’. Se pensares num ângulo diferente para uma coisa comum, verás oportunidades a todo o momento.


Tudo permite uma boa foto, basta soltar a tua criatividade, experimentar todos os dias, e olhar para o que o/a rodeia com mente aberta.


Mesmo sendo difícil fotografar todos os dias, lembra-te que, quando se ama algo, tudo se faz para que seja possível ter esse tempo.


Se amas fotografia, vais conseguir encontrar espaço na tua agenda ou rotina e fazer um esforço para fotografar mais.


Verás quão satisfatório é.


Quantas fotografias já tiraste hoje?

Conta aí nos comentários. A tua partilha é importante!