Imagem capa - Esteja com a sua Máquina Fotográfica sempre que possível por Edgar Raphael
Dicas para Fotógrafos

Esteja com a sua Máquina Fotográfica sempre que possível

As fotos por vezes acontecem quando menos esperamos. Se tiver sempre o seu equipamento consigo, talvez consiga tirar partido de algumas oportunidades inesperadas. Pode também utilizar a câmara do telemóvel para tirar notas de várias cenas e depois voltar e fotografar com a sua câmara normal.

Mas em caso de dúvida, leve a câmera. Algumas vezes é possível voltarão local numa outra hora e resulta bem. Mas nem sempre isso é possível. Então, na dúvida leve a câmara consigo sempre que puder.

É também uma excelente forma de treinar o olho e praticar. Não se limite a levar a câmara apenas quando viaja.

Explore a sua casa, os seus animais de estimação, filhos, por aí além.

Tente fotografar todos os dias, nem que seja só uma fotografia por dia. É a melhor maneira para treinar tanto a técnica, como o seu olhar.

Se não conseguir todos os dias, pratique regularmente. Se passar muito tempo sem fotografar corre o risco de esquecer as diferentes técnicas que aprendeu e as diferentes funcionalidades da sua câmara.

Passeie pela sua rua. Vá até o parque da cidade. Tente olhar para esses lugares como se nunca tivesse passado ali. As coisas simples normalmente rendem ótimas fotos, daí ser importante andar sempre com a câmara. Faz-nos parar e olhar para o que nos rodeia de uma maneira diferente. Experimente.

Além de ajudar a fixar as ténicas aprendidas, ajuda a ter um olhar fotográfico. Verá que se irá inspirar com coisas simples e irá olhar para o seu redor com o tal olhar de fotógrafo. Se pensar num ângulo diferente para uma coisa comum, verá oportunidades a todo o momento.


Tudo permite uma boa foto, basta soltar a sua criatividade, experimentar todos os dias, e olhar para o que o rodeia com mente aberta.
Mesmo sendo dificil fotografar todos os dias, lembre-se que quando amamos algo, faremos com que seja possível para conseguir tempo.
Se ama a fotografia, vai conseguir arranjar espaço na sua rotina e fazer um esforço para fotografar mais. Não só será concebível, como também bastante satisfatório.