04/03/2022 às 19:07 Marketing

Usar o Facebook favorece o seu negócio?

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Porquê usar o Facebook? Muitos dirão que é pela quantidade de pessoas que acedem a esta plataforma diariamente. E em grande parte é mesmo esse o motivo. Mas não é o único.

Neste artigo aprofundaremos as nuances de como atuar no Facebook e utilizá-lo em benefício do nosso negócio!

Acredita que ‘Usar o Facebook favorece o seu negócio? A resposta é: nem sempre, apesar do seu alcance brutal. E porquê? Porque se nos interessa que o nosso serviço ou produto chegue a quem dele precisa, então temos de ter esse foco.

O que significa isto? Que é preciso fazer uma segmentação do nosso produto para determinadas pessoas. E as pessoas a quem queremos chegar são as que querem comprar o nosso produto. O grande e principal objetivo é, então, o de vender o produto para pessoas que já o conhecem ou que já demonstraram ter interesse nele. Este tem de ser o foco! Desviarmo-nos deste ponto pode implicar um investimento financeiro desnecessário e sem resultados.

Se conseguirmos seguir esta estratégia de segmentação, eficazmente, evitamos imensos esforços financeiros em anúncios que levem o nosso produto ou serviço a pessoas que não têm o mínimo interesse nele. A principal finalidade tem de ser a de colocar os anúncios na frente da pessoa que está prestes a comprar ou que já demonstrou essa intenção.

Personalizar conteúdo

O objetivo passa, também, por estabelecer uma relação de confiança entre a marca e o cliente. Enquanto empresa temos de criar uma relação de afinidade mútua para que o cliente confie em nós. Mas quais são as vantagens do Facebook em relação a outras redes sociais, ou porque dedicar o meu tempo a produzir conteúdo para esta rede?

Além do já referido alcance que o Facebook proporciona, podemos personalizar o conteúdo. Podemos criar e partilhar conteúdo em diversos formatos e para diferentes públicos. As ferramentas estão todas ao nosso dispor, só temos de saber trabalhar com elas! De saber como as utilizar para segmentar públicos. Depois é analisar as métricas das campanhas de marketing em termos de alcance e de interações.

Apesar de o Instagram ter vindo a conquistar cada vez mais lugar e estar no topo das preferências do consumidor e, por consequência, das empresas, o Facebook não deixa de ser uma plataforma fundamental para a divulgação de conteúdo para fins de marketing!

Sendo que, o Facebook também cresceu em termos de funcionalidades, muitas das quais têm dado um boost às empresas. Referimo-nos, por exemplo, ao WhatsApp. Ao colocar o botão do WhatsApp numa publicação está a abrir um caminho para falar rapidamente com o cliente ou potencial cliente em tempo real.

O consumidor não está para perder tempo e o 'botão verde' pode fazer toda a diferença. Uma comunicação mais direta e simplificada potencia os negócios.

Aposte no alcance pago / Segmentar

Como fazer a página da sua empresa chegar a mais gente no Facebook? Apostando precisamente em campanhas/anúncios. No Facebook a aposta deve ser no alcance pago, pois o alcance orgânico tem pouca expressividade. Aliás, agora, com as mudanças nos algoritmos, o mais benéfico é apostar em patrocinar os conteúdos.

Para potenciar o seu marketing através do Facebook não se esqueça de ter em conta alguns aspetos importantes como completar o perfil com todas as informações necessárias – informe bem o seu cliente sobre o seu serviço. Aposte nos grupos, pois são uma ótima ferramenta para segmentar o seu serviço para um público que tem interesse nele.

Por exemplo, imagine um jornal regional que cobre o Algarve. Esse jornal vai inserir-se em grupos algarvios e sobre o Algarve. Quando escreverem uma notícia vão partilhá-la nesses grupos, pois é onde estão as pessoas que se interessam por notícias do Algarve. Melhor ainda, caso um acontecimento seja em Albufeira, têm a oportunidade de segmentar ainda mais o público do seu conteúdo e vão adicionar essa notícia a um grupo sobre Albufeira.

Aposte na regularidade das publicações- nunca esquecendo, obviamente, a qualidade criativa dos mesmos. Isto vai dar outra credibilidade ao seu negócio. Analise qual o melhor horário para partilhar o seu conteúdo nas redes sociais. Tente prever a que horas o seu público está online.

Por exemplo, se o público que procura atingir é maioritariamente formado por jovens estudantes, não vai querer partilhar as suas publicações às 11 da manhã de uma segunda-feira, pois o mais provável é que eles estejam em aulas. Nesse caso, o sensato seria esperar pelo final do dia, talvez pelas 17 ou 18 horas, quando a probabilidade de estarem nas redes sociais é maior.

Por último, use o Facebook Insights. Esta é uma ferramenta de análise de relatórios e estatísticas que o Facebook disponibiliza.

Agora é consigo!



04 Mar 2022

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